domingo, 22 de março de 2009

Avaliação Formativa

Avaliação Formativa



Avaliação formativa é uma avaliação que trabalha pela construção do conhecimento contínuo,participativo e coletivo entre educador e aluno. E sempre analizando as dificuldades do educando e procurando estabelecer um reforço do aprendizado . Podemos dizer também que avaliação formativa é um ponto de partida útil para assimilação ou retificação continuada,
possibilitando ao professor gerir e organizar situações didáticas de aprendizado, identificando eventuais necessidades de correções .

sexta-feira, 20 de março de 2009

Por que Avaliar ?

POR QUE AVALIAR?

Está pergunta nos reflete vários questionamentos por que avaliar? Será que só os educandos são avaliados ou os educadores também. Vamos primeiro compreender que avaliação é um processo contínuo de aprendeizagem no qual professor e aluno devem interagir para a construção do conhecimento coletivo, certo. Então avaliação é uns dos instrumentos que nós professores utilizamos para avaliar nossa maneira de repassarmos os conteúdos e fazermos um diagnóstico preciso sobre o desenvolvimento de nossos alunos . Avaliação não pode ser vista como mecanismos de reprovação ou repetições assuntos.

AVALIAÇÃO INSERIDO NA TENDÊNCIA TRADICIONAL

Na tendência pedagogica com a tradicional o professor sendo o centro e os alunos todos em fileiras sabe não tem nenhuma interação entre professor e aluno . "TRADICIONAL- A avaliação é realizada predominantemente visando á exatidão e a reprodução dos conteúdos comunicados em sala de aula."
O professor sempre avaliando o educando com bases numa pedagogia bancária.Entretanto o Luckesi fala que a avaliação não pode ser vista pelos parâmetros de Reprovação do aluno e sim para desenvolvimento e a construção dos conhecimentos coletivos dos alunos. Podemos ver existe até mesmo dentro das universidades quando os professores jogam matérias e alunos estudam e não conseguem um bom rendimento de aprendizagem. Penso que a avaliação é um momento no qual temos que avaliar o professor e nós mesmo alunos pois trata-se de uma análise de verificação para ambos no contexto de verificação dos conteúdos e não apenas como uma simples nota pois o que adiante tirar dez e não ter contextualizado nada e os mesmo apenas decorou os assuntos. Por isso vejo que toda avaliação é um processo contínuo a ser construido entre professor e educando.

sábado, 7 de março de 2009

Avaliação deve ser....

Avaliação deve ser contínua e trabalhada em conjunto entre educador e educando. Não podemos encara a avaliação como uma ameaça mais sim como uns dos métodos de ensino e aprendizagem para contribuir para o conhecimento coletivo e participativo .
Quando escrevo que avaliação é contínua é por que ela ocorre todos os dias nós avaliamos nosso comportamentos,pensamentos,emoções ,ações e decisões. Então trata-se de um processo que está em constante mudança dentro de cada ser humano. Vamos trabalhar e pesquisar um pouco sobre por que avaliar e quais os tipos de avaliação. Gosto muito deste tema pois esta sempre fixo nós questiomanos qual o propósito em avaliar o aluno e o seu educador.

quinta-feira, 5 de março de 2009

O que é avaliação?

Avaliação é ato ou efeito de avaliar. Agora vamos interliga o termo dentro da aprendizagem podemos dizer que a avaliação é a prática subsidiária da construção dos resultados. Pois ela se constitui de processos contínuos . Entretanto analisamos que toda avaliação é contínua no seus métodos ,global e informativa dentro dos recursos pedagógicos e para estabelecer uma construção do conhecimento coletivo e participativo entre o educando e o educador.