segunda-feira, 13 de abril de 2009

ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DA AVALIAÇÃO FORMATIVA

Rio de Janeiro 13/04/2009
Avaliação formativa aplica-se abordagens para conceitos pedagógicos ativos,participativos e coletivos onde professor e aluno trabalham junto para construção do conhecimento,entretanto seus aspectos positivos são : concepções socioculturais,avaliação democrática,professor e aluno são ativos,processos globais,contínuo e formativo,provê feedback,baseia-se em objetivos fixos,busca sempre informações,identificações das deficiências, e reforça os processos de ensino e aprendizagem.
Relatando os parâmetros negativos da avaliação formativa podemos citar que muitas escolas seguem o modelo de avaliação tradicional não se adaptando as diretrizes da modalidade de avaliação formativa. Mas segue a análise que avaliação formativa apresenta uma diáletica ampla entre professor e aluno então apresento como ponto negativo as propostas sobre os conteúdos apresentados para os discentes em aula,relações entre saber e poder, avaliar os resultados alcançados tanto pelos docentes e educandos,autonomia plena,como?o que? para que? avaliar ?,dar seqüência ou não aos assuntos discutidos em aula,e avalia as condições de uma nova realidade. Acredito que este sejam alguns aspectos que devem ser questionados dentro da avaliação formativa e não se insere totalmente como fatos negativos pois já avaliação é uim processo natural no processo pedagógico no qual temos diversas concepções e vertentes pedagógicas então vai depender muito do contexto educacional e até mesmo do próprio educador em relação a sua turma pois de acordo com seu trabalho dia-a-dia ele vai avaliar os pontos que precisam ser aprimorados no que se aplica as suas formas de avaliar os seus discentes.
" Maria Teresa Steban entende o novo sentido da avaliação encontrando no erro pistas significativas dos múltiplos processos que o aluno atravessa na construção do conhecimento."
"formativa,quando acompanha todas as fases do processo ensino -aprendizagem,procurando corrigir sempre que se fizer necessário. Avalia o aluno sob todos os aspectos."
"Assim a avaliação deve estar alerta atendendo aos aspectos diversificados".
" Percebe-se que o professor , muitas vezes, tem dificuldade de avaliar os resultados mais importantes do processo de ensino e aprendizagem como: a compreensão,a originalidade, a capacidade do aluno de resolver problemas seguindo um raciocínio diferenciado daquele que o professor tentou ensinar."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Façam seus comentários no campos abaixo!
abraços!